Por João Cruzué
Autoria e créditos: FAZESP - Escola Fazendária do Estado de São Paulo*
A CONTABILIDADE do Estado dispõe do sistema Siafem/SP desde 1996, para realizar as suas transações. Com objetivo de suprir a demanda de informações gerenciais, foi criado em 1998 o Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária (SIGEO). Desde então, o Estado de São Paulo possui um importante banco de dados e uma excelente ferramenta de "BI" que processa as informações contábeis referentes a execução orçamentária, financeira, compras, produzindo informações gerenciais.
O SIGEO é um sistema de informações gerenciais com o uso da tecnologia Business Intelligence. Ele transforma dados em informações, permitindo ao usuário a geração de conhecimento como instrumento de apoio à decisão.
PERMITE a montagem e a emissão instantânea de relatórios, consultas, séries históricas e de gráficos sobre a execução orçamentária, financeira e de compras do Governo do Estado, além de relatórios institucionais como o balanço orçamentário e os anexos de receitas e despesas do Balanço Geral do Estado, bem como demais relatórios de acompanhamento de despesas. Os valores podem ser analisados por qualquer combinação das classificações contempladas na Lei Federal nº 4320/64 e portarias federais.
O SIGEO é considerado um grande facilitador do governo eletrônico do Estado. Marco de transparência, várias consultas do Sigeo estão disponível ao cidadão, através do Portal de Transparência do Estado.
O SIGEO é gerenciado pela Contadoria Geral do Estado (CGE). Seu desenvolvimento e a sua manutenção estão sob a responsabilidade da Prodesp. O sistema utiliza estrutura de banco de dados da Oracle e foi atualizado pelo software Oracle Business Intelligence Suite Enterprise Edition Plus – OBIEE PLUS.
ESTA atualização tecnológica também modifica o atual modelo de licenciamento de software, possibilitando que mais usuários possam aderir à utilização do Sigeo e, consequentemente, do futuro Sistema de Custos, sem a necessidade de adquirir licenças individuais. A utilização do Sigeo contribuiu para tornar a gestão do governo do Estado de São Paulo cada vez mais eficiente.
ESTA modernização (OBIEE) deverá assegurar:
• A compatibilidade da nova versão com a arquitetura tecnológica hoje;
• O aproveitamento do conhecimento e da capacitação profissional adquirido;
• O resguardo da base de dados contábeis com série histórica desde 1996;
• Ampliação da camada de usuários dos atais 1.500 para 4.000 usuários;
• Utilização de novas ferramentas incorporadas ao OBIEE, como o acesso aos relatórios via dispositivos móveis, como tabletes, smartphones etc.
• Viabilização da implantação do Sistema de Custos do Estado.
Compilação efetuada por: João B. Cruzué
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